10 de novembro de 2011

Vídeo CV (curriculum vitae): uma nova forma de buscar emprego

O mercado de trabalho está mudando e, consequentemente, a forma de procurar emprego também. Se antes o currículo padrão era suficiente, hoje as empresas exigem pelo menos uma carta de apresentação bem redigida para conhecer melhor o candidato. Outras vão além e solicitam o vídeo currículo.

E nada de imitar a personagem da atriz Elle Woods no filme “Legalmente Loira” e gravar à beira da piscina num dia de sol. Faça sua apresentação somente depois de estudar a cultura da empresa. O candidado deve pesquisar na internet, ler em revistas e perguntar para amigos que conheçam pessoas que trabalham no lugar para acertar o tom do vídeo.

“De maneira geral, as empresas que pedem formatos alternativos de CV (curriculum vitae) já dão pistas que são menos tradicionais e mais criativas, mas existem outras que o pedem apenas para ganhar tempo na seleção. Nesse último caso, é preciso ter cuidado para não ser muito informal”, avalia a consultora de gestão Luciana Jacob Nogueira.

Depois da pesquisa, pense em um roteiro e parta para a ação: seja natural e não faça vídeos longos e cansativos, com mais de dois minutos. “Normalmente, o empregador indica o que espera do vídeo, como tempo de duração e informações específicas. O objetivo do vídeo CV é captar o máximo de impressões que não podem ser obtidas em uma folha de papel, como desenvoltura, expressão oral, simpatia e objetividade”, diz Luciana.

Lembre-se: o discurso deve estar alinhado ao que a empresa procura. A missão é convencer o recrutador que é a pessoa certa para a vaga. “Para isso, o candidato deve agir de forma confiante. Só precisa tomar cuidado para não parecer arrogante”, indica a consultora.

Luciana Jacob também dá outras dicas importantes. “O vídeo pode ser feito em ambiente fechado, como uma sala de estar, ou em espaços abertos como um jardim. Mas o foco deve ser sempre no candidato. Portanto, é preciso evitar lugares com muito estímulos visuais, para não distrair a atenção do recrutador”.

Essa novidade ainda assusta e muitos candidatos desistem da vaga antes mesmo de tentar. Mas, segundo Luciana Jacob, para fazer um vídeo CV não precisar ter dotes de ator. “Só precisa de um pouco de criatividade, poder de síntese e uma pitada de auto-confiança”, finaliza.

Acima de tudo, o vídeo deve ter um toque individual e transmitir sua personalidade. Se você assistir e não se reconhecer naquela roupa ou discurso, refaça-o.

2 comentários:

  1. Adorei o conteúdo postado no Site. Cada vez mais, num futuro bem próximo, as Empresas vão solicitar para os candidatos, o Curriculum Vitae de Vídeo.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essa informação, mandando einh Thiago!!

    ResponderExcluir