19 de maio de 2014

Loja de roupas itinerante aposta em relacionamento próximo com o cliente

Ar condicionado, provadores, espelhos, som ambiente e televisão. Tudo isso dentro de uma van. Criada em 20 de dezembro de 2012, a loja itinerante Boutique Donna K leva roupas sociais e acessórios para empresas, pontos fixos da cidade de São Paulo ou até o lugar em que o cliente está. Para garantir a fidelidade dos consumidores, a microempresária Kátia Moreira desenvolve uma relação de amizade e personaliza o serviço.
Kátia Moreira faz pesquisas de preço e procura comprar em maior quantidade para vender por um valor mais acessível.

As vendas acontecem, geralmente, no horário de almoço. Com capacidade máxima para comportar dez pessoas, a van já chegou a ter quase 16 em seu interior. “Elas fazem até fila", diz sobre as clientes. "Às vezes eu e as funcionárias temos de sair para deixar todo mundo mais à vontade.”

Um dia antes, ela manda mensagem para todas as cadastradas em sua lista e avisa onde estará no dia seguinte.

Moreira deixou o trabalho no setor de atendimento para abrir com Wilson Amaral e Antônio Moreira – irmão e marido da empresária, respectivamente – o negócio sobre rodas. Ela sempre vendeu roupas para as amigas e já tinha um estabelecimento em casa. Mas, ao ver que um negócio como aquele poderia ir para frente em uma escala maior, juntou forças com os sócios e aproveitou o seu dom para as vendas. “Nunca me conformei muito com salário”, conta.

O investimento inicial foi de R$ 170 mil, inclusos R$ 89 mil para compra do veículo, em torno de R$ 45 mil para a reforma e adaptação e o restante para fazer um bom estoque de produtos para a loja.

O diferencial é que Amaral é consultor do Sebrae e deu todo o apoio para o planejamento da Boutique Donna K. Ele e o cunhado cuidam da parte financeira, enquanto a empresária gerencia a loja e ajuda nas vendas. Há ainda mais três funcionárias.

De olho nas tendências, os produtos são renovados toda semana. São camisas, calças sociais e acessórios femininos, o que ela chama de moda corporativa. Se as clientes desejam uma roupa ou até mesmo uma cor diferente, a empresária anota os nomes e avisa quando a mercadoria chega. 

Apesar de ser uma unidade móvel, a Boutique Donna K conta com mais de mil e quinhentas clientes cadastradas, e Kátia Moreira procura saber o nome de todas. 

A empresária diz fazer pesquisas de preço frequentemente e procura comprar em maior quantidade para vender por um valor mais acessível. As camisas sociais, por exemplo, têm preços entre R$ 80 e R$ 100. Outra estratégia é manter os mesmos fornecedores e assim receber as mercadorias em casa.

Foco em empresas

O foco dos sócios da loja itinerante está nas empresas. Moreira conta que chegar até as unidades de trabalho levou certo tempo e contou com a indicação de funcionários dos locais que hoje a recebem. Quando não está em ambientes corporativos, a loja de roupas sobre rodas fica nas regiões de Higienópolis, Vila Leopoldina, Tatuapé e Lapa.

Hoje, o plano é investir em redes sociais para conquistar mais clientes e ter mais abrangência.

Reação dos clientes

Moreira conta que se diverte até hoje ao ver a reação de novas clientes, que costumam ficar assustadas e até mesmo impressionadas por conta do espaço interno da van e de todo o equipamento. “Elas perguntam como cabe tudo aquilo aqui", diz.

Os homens, mesmo que timidamente, também visitam a loja; seja para comprar presentes ou simplesmente por curiosidade. "Alguns aproveitam quando não tem muita gente para conhecer a loja."

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