1 de junho de 2014

Caso da Brahma com cevada da Granja Comary vai parar no Conar

Anúncio de edição especial da Brahma com cevada plantada na Granja Comary é questionado.

Um consumidor se sentiu enganado pela propaganda da edição especial da cerveja Brahma e entrou com uma queixa no Conselho Nacional de Autorregulamentação, o Conar.

A publicidade da Ambev, dona da marca Brahma, diz que a edição especial da cerveja tem cevada plantada na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol (patrocinada pela empresa), em Teresópolis (RJ). Para o consumidor, a cevada não saiu da propriedade da CBF.

A queixa do consumidor chegou ao Conar em 09 de abril e deve entrar na pauta de julgamentos no dia 5 de junho. Em casos como este, o Conar tem 40 dias para julgar o processo (a partir do dia em que a queixa chegou ao órgão regulador).

Há algumas possibilidades no julgamento. O Conselho pode julgar a reclamação improcedente, pedir a alteração da publicidade ou determinar a sua suspensão.
                  Ambev divulgou foto da área na Granja Comary com a cevada plantada.

Segundo informou de Luciano Horn, mestre-cervejeiro da Ambev, a cevada foi plantada, mas já teria sido colhida. A Ambev disponibiliza um vídeo para mostrar o plantio. Ainda de acordo com o especialista, a área começou a ser preparada no fim de 2013 e a cevada foi colhida em janeiro passado.


Por questões comerciais, Horn disse que não poderia informaar o tamanho da área plantada, mas como se trata de uma edição especial, o terreno seria suficiente para colher a matéria-prima necessária.


Procurada, a empresa se pronunciou. "A Ambev repudia com veemência as falsas acusações a respeito do nosso plantio na Granja Comary, com Brahma Seleção Especial. A companhia plantou cevada na Granja Comary, como diversos documentos e fotos comprovam, e a colheita aconteceu no começo do ano de 2014".

Ainda de acordo com a dona da Brahma, o cereal foi beneficiado, transformado em malte e utilizado na produção da cerveja. "Se hoje não há cevada na Granja Comary, é justamente porque o cereal foi usado no produto que já está sendo comercializado no mercado", informou a empresa por meio de nota.

A edição especial da Brahma é vendida por R$9,99 e apresentada em uma embalagem de alumínio de 473ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário