5 de abril de 2012

Hidrelétrica de Santo Antônio entra em operação comercial

Duas turbinas ligadas no dia 30 de março podem gerar 71,6 megawatts cada, uma capacidade de suprir 350 mil residências.
                 Detalhe da margem direita, onde estão as turbinas que foram ligadas.

A Hidrelétrica de Santo Antônio, que será a sexta maior do País e fica em Rondônia, entrou em operação comercial no dia 30 de março. Foram ligadas duas turbinas do tipo bulbo na margem direita do Rio Madeira, que têm capacidade de gerar 71,6 megawatts cada, o que significa uma produção inicial que pode suprir a demanda de 350 mil residências. 

O início da produção acontece nove meses antes do previsto no cronograma inicial, e três meses após os primeiros testes. Até o final do ano, a usina terá 12 turbinas em operação, afirma a concessionária responsável pela obra, formada por Eletrobras Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%). 

Nesta primeira fase, a energia será transmitida por meio de uma Subestação Provisória que garantirá a conexão da usina ao Sistema Elétrico Regional e, por consequência, ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A partir de janeiro de 2016, com todas as turbinas em operação, a usina deverá gerar energia equivalente para abastecer mais de 40 milhões de pessoas no País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário