17 de fevereiro de 2014

Misterioso dono da Dumb Starbuck's é descoberto e fiscais fecham loja

Após uma série de especulações nas redes sociais, o misterioso criador da loja Dumb Starbuck's (Starbucks Idiota, na tradução literal), inaugurada em Los Angeles, Estados Unidos, no dia 07 de fevereiro, mostrou sua identidade ao público no dia 10 de fevererio. Trata-se do comediante canadense Nathan Fielder.


O apresentador do humorístico Nathan for You, exibido na TV do Canadá, afirmou em uma coletiva de imprensa que não precisava da permissão da rede Starbuck's para funcionar. Ele disse que estava perseguindo o sonho americano – antes de reconhecer que planejava divulgar a ideia inusitada em seu programa.
     Starbuck's 'idiota' foi inaugurada esta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Logo após fazer a declaração, fiscais da saúde de Los Angeles fecharam o estabelecimento de Fielder por operar sem permissão de funcionamento.

Recém-inaugurada, a loja havia chamado atenção nas redes sociais ao começar a vender bebidas de graça em um shopping pouco conhecido na Califórnia.

A marca divulgou fotos nas redes sociais bem parecidas às da cadeia americana Starbuck's, com o familiar logo de uma sereia – mas com a palavra dumb (idiota) antes do nome.


A verdadeira rede de fast food, de Seattle, afirmou ontem que procurava descobrir quem era o dono da loja que plagiou a marca. "Apesar de apreciarmos o senso de humor, eles não podem usar nosso nome, que é uma marca protegida", afirmou a porta-voz da empresa, Laurel Harper.
Café Starbuck's 'idiota': menu é idêntico ao da rede original. A única diferença é que todos os itens incluem a palavra 'idiota'.

Laurel complementou que a maioria das disputas que envolvem a marca "são solucionadas informalmente", sugerindo que a empresa não precisará tomar medidas legais contra a loja.

No balcão do estabelecimento, um papel informava que a loja estava protegida por "leis de paródia".

"Ao adicionar a palavra 'idiota', estamos tecnicamente zombando da rede Starbuck's, que nos permite usar sua marca sob uma norma conhecida como uso justo (fair use)", dizia o informe.

A mensagem prosseguiu: "Pelos olhos da lei, nosso coffee shop é na verdade uma galeria de arte e o café que você está comprando é considerado arte. Mas isso é uma questão para nossos advogados se preocuparem".

Segundo o professor de direito Mark McKenna, da Universidade de Notre Dame, a lei mencionada protege conteúdos autorais, mas o logo de uma marca tem diferentes proteções que a Dumb Starbuck's pode estar violando".

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