A companhia Kohler criou um assento sanitário que elimina aqueles cheiros embaraçosos do banheiro - e a necessidade de velas e sprays para disfarçá-los.
Um pequeno ventilador movido a bateria escondido no assento suga o ar, passa-o por um filtro de carbono que elimina odores e, em seguida, por um pacote de perfume - essa parte final é um acessório opcional opcional. O gerente de produtos da Kohler, Jerry Bougher, diz que a ideia ataca os cheiros "onde eles acontecem."
O assento, que custa US$ 90 (R$ 229), é um dos dispositivos de alta tecnologia que a Kohler, empresa de Wiconsin (nos EUA) e seus competidores lançaram nos últimos anos para tornar mais prazeroso o tempo despendido no banheiro.
Os consumidores também podem optar por tampas que se movimentam em baixa velocidade, assentos com aquecimento e luzes noturnas. Os assessórios adicionam entre US$ 20 a US$ 100 (de R$ 51 a R$ 254) ao custo
A Kholer vê a tecnologia desodorizante como algo com apelo para a maioria dos consumidores, já que "em termos de cheiro, todo mundo sente", diz Bougher.
Desodorizante liga automaticamente
O assento liga automaticamente quando alguém se senta. O ventilador emite um pequeno ruído ao filtrar o cheiro pelo carbono. O ar passa por um pacote perfumado similar aos desodorizantes usados em carros, e o disfarce vai gradualmente se impondo ao mau cheiro.
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Josh Pantel, de 27 anos, comprou um assento Purefresh há cerca de três meses com a namorada, que trabalha para a Kohler.
"Se você tem uma visita ou alguém em casa, fica mais à vontade para usar o banheiro", diz Pantel.
A Kohler começou a vender os assentos em 10 de novembro, de olho no natal. Eles requerem duas pilhas tamanho D que duram aproximadamente seis meses - a mesma vida útil do filtro de carbono. Já os pacotes perfumados devem ser trocados todo mês.
A companhia não é a primeira a vender assentos desodorizantes. A Brondell, de São Francisco, lançou um em 2006 mas retirou o produto do mercado cerca de três anos depois porque o custo da produção era alto e a demanda "não foi o que esperávamos", diz o presidente da companhia Steve Scheer. Sua empresa agora inclui a tecnologia desodorizante nos assentos de bidê da linha Swash 1000, que custam US$ 600 (R$ 1.523).
"Pessoalmente, eu vejo isso mais como um extra do que como uma razão central para comprar o produto", diz Scheer que, entretanto, vê um mercado em ascensão para os assentos de vaso sanitário especiais.
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