9 de maio de 2012

Como construir uma carreira de sucesso

A Cia de Talentos, em parceria com a Casa do Saber, promoveu uma série de palestras que discutiram o que os jovens precisam para construir uma carreira consistente nas áreas de Finanças, Marketing e Publicidade. Participaram do evento profissionais renomados como Jair Ribeiro, co-presidente do Banco Indusval & Partners; Lilian Miranda, diretora da Unidade de Negócios de Cafés na Nestlé e Márcio Santoro, co-presidente da agência de publicidade África.

Formado em Direito na USP e Economia na Faap, Jair Ribeiro é o atual co-presidente do Banco Indusval & Partners. Ribeiro construiu uma longa carreira corporativa em grandes bancos, mas há alguns anos decidiu fazer uma pausa e se dedicar a negócios voltados para a área de educação. Em 2005, ele fundou a Casa do Saber e a Parceiros da Educação, um programa que revitaliza escolas públicas nos Estados de São Paulo e Goiás. “A educação pública no Brasil não é um problema, é um desastre”, diz ele. Mas o empresário pretende mudar esse quadro. Segundo ele, o objetivo da Parceiros da Educação é tornar a educação básica paulista uma das 25 melhores do mundo. Além disso, a iniciativa pretende transformar a carreira de professor e torná-la uma das dez mais desejadas do mercado.  

Qual é o seu “flow”? - Independentemente da área que deseja atuar, diz Ribeiro, para quem está começando, é fundamental conhecer suas competências e habilidades para invesitir em uma profissão compatível com o seu perfil. “Comece a perceber onde estão as suas paixões: você é mais sociável? Gosta mais de ficar em casa? O que você gosta de ler? Qual é o seu flow?”, recomenda. Segundo o investidor, todos nós temos interesses naturais e prestar atenção neles pode ajudar a descobrir qual área você irá se encaixar melhor. "Isso garante maiores chances de sucesso." 

De volta ao mundo das finanças desde o início deste ano com a inauguração do Banco Indulval & Partners, Ribeiro deu a sua receita para uma carreira consistente. Segundo ele, o primeiro passo é investir em uma boa formação acadêmica e tentar estabilizar-se em uma empresa que tenha uma cultura alinhada com seus próprios valores. “Procure trabalhar no mesmo lugar nos próximos sete anos”, diz. No trabalho, fala Ribeiro, assuma a postura de ‘dono de empresa’, isto é, trabalhe sempre pensando naquilo que é melhor para toda a equipe. E para completar, o investidor recomendou focar na carreira nos próximos 15 anos. “Work hard, play hard”, conclui.

Marketing exige profissionais multifacetados - “Trabalhar em marketing é ir além da própria área, ou seja, significa ter um trabalho integrado com os setores de finanças, inovação, trade, vendas e logística. Além de um forte alinhamento com as agências de publicidade”, explicou Lilian Miranda, diretora da Unidade de Negócios de Cafés da Nestlé.

Segundo Lilian, muitos estudantes interessados em seguir a carreira em Marketing acreditam que as atividades de profissionais dessa área se resume a cuidar da embalagem do produto e cuidar do filme na televisão. No entanto, diz Lilian, Marketing é cada vez mais uma disciplina de negócio que passa por diversas áreas. “O profissional de marketing com maiores chances de ser bem sucedido é aquele que está mais embasado com todos os setores da empresa”, diz ela.

Para ser bem sucedido na carreira, Lilian deu uma dica que não se limita apenas aos profissionais de marketing. “Para ter sucesso, é fundamental sempre ter muita humildade”, aconselha. “Nunca pense que você é melhor do que ninguém. E mesmo que você pense isso, não demonstre.” 

Uma carreira de sucessos - Márcio Santoro é co-presidente da África, uma das dez maiores agências de publicidade do Brasil. Santoro está nesse mercado há 23 anos e já passou por outras agências renomadas, como a DPZ e a DM9DDB. Olhando para a trajetória de sucesso do publicitário, poucos imaginam que seu primeiro trabalho foi de vendedor em lojas de roupa, experiência que lhe rendeu um aprendizado que guarda até hoje. “Eu percebi que para ser um bom vendedor, eu tinha que ganhar a confiança das pessoas”, diz ele.

No currículo profissional, Santoro lista diversos cases de sucesso nacional, como a clássica campanha dos bichinhos da Parmalat, ou os hits mais recentes: o vídeo da Seara para a última Copa do Mundo e o videoclipe da música ‘Eduardo e Mônica’, produzido para a campanha do dia dos namorados da Vivo. Segundo o publicitário, chegar ao topo é muito duro e trabalhoso. No entanto, continuar emplacando sucessos também não é nada fácil. “Se reinventar é tão difícil quanto fazer sucesso”, confessa.

Para enfrentar a intensa rotina de trabalho que o mercado publicitário exige, Santoro diz só haver uma saída. “Você tem que gostar muito do que faz porque vai ter que conviver com isso a vida inteira”, diz ele. Para os jovens no início da carreira, Santoro deixa uma recomendação que usa tanto com seus assuntos profissionais quanto pessoais. “Nunca terceirize uma decisão. Você pode até ouvir conselhos de amigos, mas aprenda a ponderá-los e ter sua própria opinião”, conclui.

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