2 de maio de 2012

Marketing pessoal: como vender bem o seu peixe

Cuidado com a aparência e bom humor são alguns
dos mandamentos do marketing pessoal (Divulgação)

Mandamentos do marketing pessoal.

Talento e competência já não garantem mais um contra-cheque gordo no final do mês. Para se alcançar uma posição de destaque no disputado mercado de trabalho é preciso, além de um qualificado currículo, saber vender bem o seu peixe. Tecnicamente falando, praticar o marketing pessoal. “É preciso investir em ações que valorizam o visual, o conteúdo e o comportamento. Quem pratica o marketing pessoal não precisa ler os classificados de emprego aos domingos. As oportunidades batem em sua porta”, avalia Sady Bordin, autor do livro “Marketing Pessoal – 100 dicas para valorizar sua imagem” (Editora Record). 

"Não basta ser, tem que aparecer"

Na prática, o marketing pessoal exige ética, comprometimento e pontualidade. “Tenha bom ânimo, pensamento otimista e saiba ouvir os outros. Além de ser um bom influenciador”, recomenda André Magro, gerente da HAYS, empresa especializada em recrutamento. Ele frisa que “não basta ser, tem que aparecer”. “Aja com liderança e firmeza na tomada de decisão, transmitindo segurança. E seja um bom gerenciador de conflitos”, recomenda. 

E se você pensa que esse comportamento se restringe ao ambiente de trabalho, engana-se. A prática do marketing pessoal deve se estender ao happy hour e até às redes sociais. “Trabalhar o marketing pessoal em outros ambientes é uma questão de inteligência e estratégia. Imagine como ficaria sua imagem caso tivesse uma postura no trabalho e outra totalmente aposta nas redes sociais”, sugere a coaching Mônica Vitória.

O marketeiro que quer ser assunto o tempo todo ultrapassa os limites

As pessoas extrovertidas têm mais facilidade para colocar em prática o marketing pessoal, pois o fazem com mais naturalidade. Agora, se você é daqueles tímidos que resolveram, de uma hora para outra, "aparacer", cuidado para não ultrapassar os limites. É preciso sutileza na comunicação e exposição na hora de vender o peixe. "O marketeiro que quer ser assunto o tempo todo, que quando não consegue assistir ao sucesso alheio sem dar pelo menos um palpite, está ultrapassando os limites. É tão gritante que a pessoa chega a parecer falsa. Todos ao redor percebem, menos ele”, avisa André Magro.

Confira cinco mandamentos do marketing pessoal

1 - Bom humor
O bom humor contagia, abre portas e corações. "Todos gostamos de nos relacionar com pessoas de bem com a vida, alegres e de alto-astral. Você não só aumentará o número de pessoas em seu círculo de relacionamentos como receberá mais convites para festas, eventos e viagens", sugere Sady Bordin, autor do livro “Marketing Pessoal – 100 dicas para valorizar sua imagem” (Editora Record).

2 - Educação
"Cumprimentar as pessoas com um sonoro e simpático 'bom dia', dizer 'muito prazer', 'por favor' e 'muito obrigado' não tira pedaço, não custa nada e, de quebra, ganha a atenção e simpatia das pessoas", avalia Bordin. Além de tornar a vida mais fácil, deixa nosso dia a dia muito mais prazeroso e produtivo.

3 - Aparência
"Vista-se de forma adequada nos locais que frequenta, faça a barba diariamente, mantenha o cabelo bem cortado e penteado, as unhas aparadas e use pouca maquiagem. Procure não chamar a atenção vestindo roupas humildes demais ou extravagantes", diz Bordin. Impressione pela educação e não pelas roupas e adornos.

4 - Humildade
Não importa o quão habilidoso você seja ou quantos diplomas carrega. "Trate todos, superiores ou subalternos, conhecidos e estranhos, com respeito. Quem trata com arrogância uma planta, frutos amargos colherá", filosofa Bordin. 

5 - Honestidade
Mais do que em qualquer outra época, agir de forma honesta é demonstrar riqueza de caráter. Sempre que lidar com dinheiro alheio, preste contas, independente de solicitação. "Não basta ser honesto. É preciso, também, parecer honesto", afirma Bordin.

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