3 de maio de 2012

PIB dos EUA sobe 2,2% no 1º trimestre e fica abaixo das previsões

Os gastos do governo recuaram no período e o acúmulo de estoques diminuiu; analistas projetavam crescimento de 2,6% para o PIB.

O ritmo de crescimento da economia dos EUA se desacelerou no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre do ano passado, à medida que os gastos do governo recuaram e o acúmulo de estoques diminuiu. 

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu à taxa anual ajustada pela inflação de 2,2%, segundo o Departamento do Comércio, abaixo da previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones de alta de 2,6%. 

Nos três últimos meses do ano passado o avanço foi de 3,0%. Um aumento nos estoques havia colaborado para o crescimento no fim de 2011, quando correspondeu a mais de metade da expansão total da economia norte-americana. Mas no primeiro trimestre deste ano o acúmulo de estoques contribuiu para apenas um quarto do ganho total do PIB. 

Os investimentos fixos não residenciais caíram 2,1% no primeiro trimestre, em comparação com o aumento de 5,2% no trimestre anterior. Os gastos do governo declinaram 3,0%, após a queda de 4,2% nos gastos públicos na mesma comparação. 

O ponto positivo do relatório ficou por conta dos gastos com consumo, que subiram 2,9% - a maior alta desde o quarto trimestre de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário