Maquete do VillageMall, na Barra da Tijuca: um dos 16 novos empreendimentos que serão aberto este mês (Foto: Reprodução).
Só este mês, o Brasil vai ganhar um shopping a cada dois dias. Serão 16 inaugurações em novembro, segundo a Abrasce, associação do setor.
Para se ter uma ideia, o país ganhará uma área bruta locável (ABL), a referência de espaço, quase igual a de todo o ano – foram 495.377 metros quadrados de janeiro a outubro e 491.975 até o dia 30.
O estado de São Paulo é o recordista, serão oito novos empreendimentos, fora as expansões, como a que acaba de ocorrer no Shopping CentrerVale, em São José dos Campos.
Na capital, será aberto o Shopping Metrô Tucuruvi.
Apesar de a Abrasce prever crescimento nas vendas de 12% este ano, o shoppings enfrentam ainda o grande desafio de garantir estacionamento para todos os clientes – um problemão que estourou em 2012 em vários estabelecimentos em São Paulo e está cada vez mais difícil de ser solucionado com o boom imobiliário nas cidades grandes e médias.
Uma vaga de garagem na capital paulista, segundo cálculo da Multiplan, custa em média R$ 30 mil.
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