7 de novembro de 2012

Pais de quase metade dos universitários brasileiros não têm ensino superior

Quase metade dos estudantes universitários do País alcançaram um nível de escolaridade maior que dos seus pais. É o que mostra pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no dia 06 de novembro. De acordo com os dados, 15,8% dos pais dos estudantes possuem até o ensino fundamental completo e aqueles com ensino médio incompleto ou completo representam 32,9%. Já no caso das mães, esse número é de 13,8% e 33,6%, respectivamente.

O relatório diz que, recentemente, as ações do governo federal voltadas para o aumento de vagas nas instituições públicas e os incentivos para ingresso em universidades particulares têm provocado o crescimento de jovens no ensino superior.

Ao mesmo tempo, diz, a adoção de ações afirmativas no campo da educação teriam aumentado o nível de escolaridade dos pais dos estudantes universitários. E assim, provavelmente, trouxe também maior diversidade em relação ao nível socioeconômico das respectivas famílias.

Apesar dos dados positivos sobre a ascensão, os números mostram que ainda existe desigualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior e que há uma relação diretamente proporcional entre o nível de escolaridade do pai e da mãe e o acesso do jovem ao ensino superior.

Segundo a pesquisa, aproximadamente dois terços dos entrevistados concentram-se entre aqueles que tem pais e mães que concluíram o ensino médio ou o ensino superior. Na contramão, não alcançam 10% daqueles com escolaridade até o ensino fundamental incompleto. Nesse sentido, o Ipea cruzou os dados com o Censo Demográfico de 2010 e mostra que a maior faixa de concentração de pessoas da população brasileira com mais de 25 anos situa-se entre aquelas sem instrução ou com ensino fundamental incompleto (49,3%), seguida das pessoas com ensino médio completo ou superior incompleto (24,6%) e com superior completo (11,3%).

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário