18 de junho de 2012

Avenida Brasil deve receber R$ 1,4 bi em investimentos até 2016

Aportes incluem projeto de BRT, que fará ligação de Deodoro, na zona oeste da capital fluminense, ao aeroporto Santos Dumont.
                                        Avenida Brasil: mais de 250 mil carros por dia.

Estudo realizado pela Rio Negócios nos 24 quilômetros iniciais da Avenida Brasil, mostrou que existem em seus 58 km 1,5 milhão de metros quadrados de áreas com potencial para novos empreendimentos, além de mais 30% de áreas industriais com potencial para gerar 7500 novosempregos.


Visando a estas áreas ociosas, a prefeitura do Rio criou recentemente o Plano de Estruturação Urbana (PEU) da Avenida Brasil. O objetivo é criar condições legais para que se reverta o processo de esvaziamento econômico de zonas degradadas que abrangem 55 bairros no entorno imediato da Avenida Brasil, com incentivo de reutilização de imóveis em estado de abandono.

Entre as medidas a serem adotadas, estão: a isenção de IPTU, isenção de ISS para os serviços vinculados à execução de construção e reforma de imóveis, isenção de ITBI para as transmissões de propriedades e remissão dos créditos tributários do IPTU vencidos até 31 de dezembro de 2011, inscritos ou não em Dívida Ativa.

Obras em andamento

Atualmente estão em andamento três obras de infraestrutura na avenida. O alargamento da via sob o Viaduto de Manguinhos, com investimento de R$ 15 milhões, tem previsão de conclusão para o segundo semestre desse ano.

Há ainda a recuperação da via, com melhorias de sinalização, canteiros e calçadas, que vão da altura do km 17 ao Caju. O investimento é de R$ 21,8 milhões e a conclusão prevista é para o final de junho. A ampliação do viaduto de Manguinhos em ambos os sentidos, visando a aumentar a capacidade viária do viaduto em 33% e desafogar os acessos da Avenida Brasil e Linha Vermelha, custará R$ 63 milhões e deve ser concluída ainda no final deste semestre.

Além disso, está em estudo de elaboração a implantação de um BRT TransBrasil. O investimento previsto é de R$ 1,3 bilhão. A obra é parceria com o Estado com financiamento do governo federal. Terá 31 quilômetros de extensão e 29 estações, ligando Deodoro ao aeroporto Santos Dumont, no centro.

Haverá ainda a Integração com os outros dois BRT’s (TransCarioca, saída da Ilha do Governador, e TransOlímpica, vinda da Barra da Tijuca). A demanda estimada para janeiro de 2016, quando se pretende inaugurá-la, é de 900 mil passageiros por dia.
                                                    Raio X da Avenida Brasil, no Rio.

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