9 de junho de 2012

Itaú lidera lista das 25 marcas mais valiosas do Brasil

Ranking elaborado pela Interbrand mostra a instituição com uma marca avaliada em R$ 24,3 bilhões.

Itaú, Bradesco, Petrobras, Branco do Brasil e Skol. Estas são, respectivamente, as marcas mais valiosas do país segundo ranking elaborado pela Interbrand, consultoria líder mundial em estratégia e identidade de marca. Juntas, estas companhias respondem por 75% do valor total das 25 maiores marcas brasileiras, que é de R$ 92 bilhões.

Apesar de as primeiras colocadas terem um valor bem maior que as demais participantes, todas as companhias tiveram um aumento expressivo no valor de suas marcas (veja tabela abaixo). A nota de corte do levantamento subiu de R$ 87 milhões em 2009, para R$ 209 milhões em 2010. “Estamos vendo um reflexo claro do crescimento da economia e da maior preocupação dos gestores com suas marcas”, afirma Daniela Bianchi, diretora de estratégia da Interbrand.

A marca que teve maior aumento de valor em 2010 foi a Hering, com um aumento de 45% em relação a 2009. Depois de um trabalho bem-sucedido de reposicionamento, a marca fechou o ano passado valendo R$ 209 milhões.

A Vale foi outro destaque. Com a forte crise de 2008, a empresa sequer apareceu na lista de 2009. Mas para recuperar posição, a mineradora investiu em uma forte campanha institucional, que a colocou na 8ª posição em 2010, com um valor de R$ 2,6 bilhões.

Também se destacaram algumas empresas varejistas. Extra, Casas Bahia, Pão de Açúcar e Ponto Frio apareceram pela primeira vez no ranking, mostrando que a consolidação desse setor vem impulsionando o valor das marcas.

Outra estreia foi da Cielo, marca que surgiu da mudança de nome da Visanet. “A empresa quebrou um paradigma, pois estreou no ranking ainda novata e num mercado também novo”, afirma Daniela.

O ranking da Interbrand leva em conta duas dimensões, a Força da Marca e o Papel da Marca. Força é a capacidade da marca de assegurar lucros futuros. Já o Papel, representa a influência no processo de compra.

A seguir, confira o ranking completo.


As 25 marcas mais valiosas do Brasil em 2010
Marca
Valor (em milhões de reais)
crescimento em relação a 2009


Itaú
24.296
+18%


Bradesco
13.633
+10%


Petrobras
11.608
+7%


Banco do Brasil
11.309
+8%


Skol
7.277
+10%


Natura
5.666 
+22%


Brahma
4.351 
+21%


Vale
2.656
Não estava no ranking anterior


Antarctica
2.013
+15%


Vivo
1.700
+16%


Lojas Renner
835
+7%


Lojas Americanas
703
+17%


Embratel
619
-15%


Cielo
604
Estreia no ranking


Cyrela
587
+8%


Caixa Econômica Federal
563
Estreia no ranking


Oi
514
+9%


Banrisul
501
-22%


Extra
496
Estreia no ranking


Casas Bahia
447
Estreia no ranking


Braskem
422
-6%


Pão de Açúcar
389
Estreia no ranking


Net
323
+10%


Ponto Frio
232
Estreia no ranking


Hering
209
+45%


Fonte: Interbrand




Fonte: Época Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário