24 de janeiro de 2013

Novo índice "tempo real" da Fipe calcula desemprego de dezembro em 4,4%

 Desemprego "antecipado" da Fipe, um dado inédito no País: nova queda em dezembro.

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas calcula que o desemprego no País tenha caído a 4,4% em dezembro, ante 5,2% em novembro . O dado oficial ainda será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas a Fipe passará a produzir dados antecipados sobre o mercado de trabalho, de forma inédita no Brasil.

O método da Fipe, chamado em outros países de "nowcasting" (em oposição a "forecasting", ou previsão), usa o banco de dados da Catho, empresa que reúne mais de 300 mil anúncio de vagas e 300 mil currículos na intenet, como base para os cálculos. Além disso, utiliza informações de buscas na web sobre termos como seguro desemprego, FGTS e outros relacionados ao tema. 

"Como o banco de dados da Catho não é balanceado, ou seja, não é uma amostragem perfeita dos diferentes setores econômicos e regiões do País, nós aplicamos uma série de ponderações na hora de fazer o cálculo", explica Eduardo Zylberstajn, pesquisador da Fipe responsável pelo projeto. "Testamos em meses anteriores e a correspondência com os dados oficiais é considerada muito alta", afirma.

Outros dados

Além do desemprego, a Fipe passa a calcular outros dados em "tempo real" sobre o mercado de trabalho. "No Brasil, a gente acha que mercado de trabalho se resume ao índice de desemprego. Temos poucas fontes de estatística sobre o assunto (as principais são o IBGE e o DIEESE) e as séries históricas são pequenas", diz Zylberstajn.

Outro novo indicador será o Índice de Vagas por Candidato (IVC), que mede variação de oferta e procura por posições de emprego. O IVC de dezembro, divulgado no dia 16 de janeiro, foi de 1,08, ou seja, para cada novo candidato procurando emprego foram registradas 1,08 novas vagas disponíveis.

"Para o trabalhador, quanto mais alto esse índice, melhor", explica o pesquisador. O índice de dezembro passado é 20% maior que o registrado no mesmo mês de 2011, quando ficou em 0,90.

O terceiro índice novo apresentado pela Fipe é o de "salário ofertado x salário real da contratação". Os portais de emprego, como a Catho, registram uma diferença entre esses dois dados. Essa diferença indica se existe espaço para negociação salarial, ou se as empresas estão pagando menos que o anunciado.

Em dezembro, esse dado foi positivo em 4%, o que significa que os trabalhadores conseguiram ser contratados por salários 4% maiores do que os anunciados. "É um número bom para o trabalhador ter em mente na hora de fazer uma contra-oferta, porque pode servir de referência", diz Zylberstajn.

De agora em diante, a Fipe vai anunciar esses três indicadores no último dia de cada mês-base, ou seja, no dia 31 de janeiro já serão divulgados os dados relativos a janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário