3 de julho de 2013

Danone começa campanha para divulgar programa de fidelidade

Programa de fidelidade da Danone terá campanha em pontos de venda a partir deste mês.

Programas de fidelidade ainda são pouco disseminados no Brasil. Os mais conhecidos são oferecidos pelas companhias aéreas – e às vezes, pelas dificuldades para transformar pontos em passagens, tiram o sono dos clientes. A Danone, multinacional francesa, decidiu ser pioneira como uma empresa do setor de alimentos a investir nesse tipo de estratégia para aumentar o consumo de iogurte entre os brasileiros.

O programa Mais Danone foi lançado na internet há cerca de um mês e, no dia 1º de julho, começou uma campanha de divulgação nos pontos de venda para acelerar as adesões. O objetivo da empresa é chegar a 1 milhão de associados dentro de 12 meses, como explica Rodrigo Matheus, gerente de mídia e marketing social da Danone. 

Segundo o executivo, o programa não é uma promoção, por isso não tem data para acabar. O Brasil é o primeiro país do continente americano onde a multinacional francesa oferece o incentivo aos consumidores. Espanha e França têm projetos semelhantes.

Além de juntar pontos para trocar por iogurtes da Danone, o consumidor pode escolher produtos e serviços de parceiros, que vão de eletrodomésticos a passes para academias de ginástica. O cliente compra o produto, faz um cadastro no site do Mais Danone, registra o número estampado na tampa do iogurte e poderá, por meio do seu CPF, fazer a troca por produtos nos pontos de venda autorizados, No caso do iogurte o desconto no preço chega a 90%. Programas de computador ajudam a monitorar possíveis tentativas de fraude, explica o executivo da companhia.

A Danone é líder no País em vendas de produtos lácteos frescos (como iogurtes e sobremesas lácteas), com 37% de participação de mercado. Apesar da liderança, Matheus confia na capacidade da empresa de aumentar as vendas. Isso porque o consumo per capita do produto no País ainda é muito baixo. O brasileiro consome cerca de sete quilos de iogurte por ano. Na Argentina, são 15 kg anuais. Na Holanda, esse número está na faixa de 30 kg. "O potencial é enorme, porque os iogurtes estão em 94% dos lares brasileiros. O que precisamos é fazer com que os brasileiros consumam com mais frequência e experimentem diferentes produtos dentro deste segmento", diz o gerente da Danone.

A previsão, segundo o executivo, é que o programa de fidelidade contribua para um crescimento de pelo menos um dígito nas vendas da empresa em 12 meses. "Esta é uma das nossas principais iniciativas digitais nos próximos anos", afirma Matheus.

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