19 de maio de 2013

Sistema brasileiro de R$ 599 salva bebês esquecidos por pais dentro do carro

 Sistema envia SMS aos pais se carro estiver desligado e "peso" permanecer na cadeira.

Pais que costumam "esquecer" o filho pequeno dentro do carro podem agora combater a distração com um produto direcionado para eles: o Lembra Bebê, um dos lançamentos da Feira Internacional de Segurança (Exposec), realizada no dia 15 de maio em São Paulo.

Um chip com localizador GPS é colocado sob a cadeirinha da criança, e envia mensagens SMS ao celular do pai ou mãe toda vez que a ignição do carro for desligada e for detectado peso no assento, após cinco minutos.

Se nenhuma providência for tomada, explica Cristian Vieira, diretor da Lifthec – empresa gaúcha que desenvolveu a tecnologia –, outra mensagem é enviada após 10 minutos. "Aos quinze, o sistema abre os vidros traseiros automaticamente, destrava as portas e aciona um alarme sonoro com um choro de bebê".

O mesmo acontece se a temperatura interna do carro atingir 40 graus, protegendo o bebê de sufocamento e hipertermia. "Há pesquisas que apontam cerca de 42 mortes de crianças em veículos por ano no Brasil, em decorrência do esquecimento dos pais", aponta o diretor de marketing da empresa, Filipe Lazaro.

Mercado

A empresa espera vender ao menos 200 unidades do produto por mês, e há planos de exportar para países como EUA e Japão, onde as ocorrências de esquecimento dos pais são expressivas, segundo Vieira.

O produto terá preço sugerido de R$ 599 no mercado e será comercializado por distribuidores e lojas virtuais no Brasil. O consumidor precisará desembolsar o custo da instalação em autoelétricas, de cerca de R$ 70, além da necessidade de colocar créditos no chip, para validar o envio das mensagens.
                           Fechadura da Madis, que funciona com reconhecimento facial.

Controle de acesso

Outra novidade apresentada na Exposec inclui uma tecnologia que permite abrir fechaduras pelo reconhecimento facial. Neste caso, uma câmera grava o rosto da pessoa com permissão de acesso e o reconhece de imediato, abrindo a porta.

"Ela só não reconhece pessoas que sorriem ou fotografias", alerta Glauce Romano, consultor da Madis, que desenvolveu a tecnologia, durante a demonstração do produto no evento.

Números

O mercado de segurança privada no País movimentou mais de US$1,96 bilhão em 2012, um crescimento de 9% ante o mês anterior. Este valor deve chegar a 11% em 2013, segundo estimativas da ABESE (Associação Brasileira das empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança).

"Toda a cadeia de sistemas de segurança faturou R$ 4 bilhões no ano passado, desde a indústria até os distribuidores ao consumidor final", conta a presidente da entidade, Celma Migliori.

Dentro deste mercado, 90,9% dos produtos são direcionados a empresas e instituições, e o restante a imóveis residenciais.

Participação de mercado das principais tecnologias de segurança:

Vídeo e vigilância - 39%

Controle de acesso - 20,8%

Sensores - 19,2%

Detecção contra incêndios - 10,4%

Outros artigos eletrônicos - 10%

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