18 de setembro de 2013

Governo brasileiro deu aula sobre comércio internacional ao Iraque

No dia 16 de setembro, uma delegação formada por 20 iraquianos teve aulas sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) com a diplomacia brasileira.
Durante uma semana, o grupo, composto por funcionários dos ministérios do Comércio, Agricultura, Negócios Estrangeiros, Indústria e Mineração, Cultura, Habitação e Construção, Comunicações e Ciência e Tecnologia, além de representantes do Banco Central, Conselho de Ministros e do gabinete presidencial, passou por uma imersão sobre o organismo multilateral com a equipe do Ministério das Relações Exteriores.
                                                O brasileiro Azevêdo preside a OMC.
A ajuda do Brasil para se familiarizar com a OMC ocorre em um momento oportuno. Desde 1º de setembro, a organização é presidida pelo brasileiro Roberto Azevêdo.
Iraque tenta fazer parte da OMC desde a queda do embargo econômico, em 2003. Um ano depois, o país ingressou no organismo como observador. O pedido sobre a participação do Itamaraty na formação de funcionários do governo iraquiano foi feito em dezembro de 2012 durante a reunião da Comissão Bilateral Brasil-Iraque, em Bagdá. A parceria foi acertada entre as embaixadas dos dois países. “Trata-se de mais uma demonstração da confiança que o governo iraquiano tem nas instituições brasileiras”, afirma Jalal Chaya, vice-presidente da Câmara Brasil Iraque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário