7 de setembro de 2013

Rede de microfranquias que oferece delivery de manicure fatura R$ 550 mil

Renata Ingold, fundadora da Disk Manicure: parceria com Banco do Nordeste para facilitar o crédito.

A estilista Renata Ingold aguardava sua vez para fazer as unhas em um salão quando, desconfortável com o cheiro de química e o barulho do secador, imaginou um delivery de serviços de beleza. Paulistana radicada em Fortaleza, ela decidiu transformar em negócio a ideia de fugir dos burburinhos do salão. Criou o Disk Manicure em 2007, hoje uma rede de microfranquias com dez unidades no Brasil.

“Montei uma estrutura pequena e contratei uma ajudante em Fortaleza para sentir a viabilidade do projeto”, conta a empreendedora e manicure de 49 anos, que iniciou o serviço fazendo publicidade em uma rádio local.

A demanda surpreendeu. Choviam ligações de regiões para onde Renata mal podia se deslocar. Optou por distribuir panfletos pela cidade, o que, segundo ela, rendeu um melhor resultado.

Consolidada na capital cearense, Renata resolveu expandir o modelo por meio de microfranquias e licenciamento em cidades como Teresina, São Luis, Belém, Manaus e Brasília. Mais recentemente, a rede chegou a São Paulo. O baixo custo para empreender no negócio, acredita a empresária, é seu maior atrativo.

Investimento e retorno

Com aporte inicial entre R$ 5 mil e R$ 6 mil – a rede permite parcelar o investimento em até 12 vezes no cartão –, as interessadas adquirem uma licença para prestar o serviço com o uso da marca. Já o modelo de microfranquias envolve uma estrutura maior, treinamento e padrões a serem seguidos, com investimento que varia entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, a depender da sofisticação do plano escolhido.

Além dos serviços básicos de pedicure e manicure, há um modelo de franquia intermediário que inclui no cardápio serviços de spa para pés e mãos. Já o plano top da rede oferece opções mais sofisticadas, como alongamento de unhas, podologia e reflexologia.

A empresa também fechou um convênio com o Banco do Nordeste para facilitar o acesso das interessadas a linhas de crédito. A instituição oferece empréstimos para alavancar negócios no Nordeste, no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Quanto mais baixo o investimento, mais rápido o retorno financeiro no negócio, segundo a empresária. “Em 30 dias, é possível recuperar o investimento pelo modelo de licenciamento”, assegura. Já as microfranquias podem levar entre seis e oito meses para dar lucro.
Modelo de microfranquia pode custar de R$ 25 mil a R$ 35 mil, com retorno financeiro entre seis e oito meses.

Empreender na área pode ser uma alternativa para manicures incrementarem a renda em salões de beleza. A média salarial da categoria é de, aproximadamente, R$ 1,2 mil, segundo dados do Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio de Janeiro (Senai-RJ). Em 2012, a rede de microfranquias Disk Manicure encerrou o ano com faturamento de R$ 550 mil. “Queremos que as franqueadas prosperem conosco”, diz Renata.

Em cidades menores, as franquias atuam com exclusividade territorial. Mas em metrópoles como São Paulo, o modelo de licenciamento, multiplicado entre várias empreendedoras, é o mais adequado, de acordo com a dona da rede de delivery.

Clientela variada

Inicialmente, Renata imaginou que os clientes do delivery seriam, majoritariamente, mulheres das classes A e B. Mas se enganou. Mulheres de todas as rendas solicitam o serviço, além de homens que, apesar de menos assíduos quanto aos cuidados de beleza, demandam os serviços por telefone – para fugir do constrangimento dos salões, explica a empreendedora.
                                     Demanda inclui clientes de várias classes sociais.

Por dispensar esforço de locomoção e pela comodidade, pessoas com idade avançada, grávidas e lactantes também engrossam a carteira de clientes da rede. Não só por necessidade, mas pela preferência de ficar em casa, o serviço atrai perfis variados.

Crescer não é a única meta da empresa. O próximo passo é elevar a qualidade do serviço prestado. “Pretendemos seguir com rigor as normas sanitárias e protocolos de segurança exigidos”, explica a empresária.

Cada franqueado é livre pra escolher o preço do serviço, embora no site da empresa o valor para fazer pé e mão fique em torno de R$ 35. “É o mercado de cada cidade que define os preços”, conta Renata, que já teve um franqueada que aumentou a cobrança em 20% após ouvir de clientes que o serviço estava barato demais.

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