7 de dezembro de 2013

Britânica Pearson compra Grupo Multi, dono da Wizard, por R$ 1,7 bilhão

O grupo britânico de mídia e educação Pearson fechou um acordo para comprar o Grupo Multi, maior rede de ensino de idiomas para adultos do Brasil, em uma operação de 440 milhões de libras (R$ 1,7 bilhão) sem incluir dívida da companhia brasileira.
               Grupo Multi, dono da Wizard, atende mais de 800 mil estudantes no Brasil.

Além dos 440 milhões de libras, a controladora do jornal Financial Times vai assumir dívida de 65 milhões de libras da família Martins e da companhia de investimentos Kinea.

O presidente-executivo da Pearson, John Fallon, está reorganizando a companhia para se concentrar em economias em crescimento e serviços digitais, em vez de Europa e América do Norte, onde medidas de austeridade atingiram o gasto público.

O Brasil é o quarto maior mercado para o idioma inglês no mundo, avaliado em 2 bilhões de libras por ano. A demanda pelo idioma tem crescido, conforme o País se prepara para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A compra da Multi ocorreu depois que a Pearson acertou em 2010 acordo para compra dos sistemas de ensino da brasileira SEB e de controle indireto na empresa em uma operação de R$ 613 milhões.

O anúncio do dia 03 de dezembro acontece também depois que a Pearson vendeu o serviço de notícias financeiras Mergermarket por 382 milhões de libras no final de novembro.


"A companhia tem sido uma boa vendedora de ativos e os recursos estão sendo reutilizados em áreas de crescimento mais acelerado, particularmente em mercados emergentes e serviços educacionais em mercados desenvolvidos e emergentes", disseram analistas do Citi em relatório.

"Se a venda da Mergermarket foi um belo exemplo da primeira parte deste ciclo, a transação de hoje é um bom exemplo da segunda parte do ciclo", acrescentaram.

Segundo a Pearson, a transação está sujeita a aprovação de autoridades regulatórias, e deve ser concluída no primeiro semestre de 2014.


O Grupo Multi atende mais de 800 mil estudantes no Brasil e possui as marcas Wizard, Yázigi, Microlins e Skill. O grupo, fundado em 1987 teve lucro operacional de R$ 130 milhões (42 milhões de libras) em 2012.

A Pearson afirmou que a compra vai ajudar a empresa a acelerar o desenvolvimento de suas escolas de inglês no Brasil e acrescentou que planeja usar os produtos e serviços da Multi em suas escolas de negócios e em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário