15 de janeiro de 2014

Desafio: americana come por um ano apenas na Starbucks

Com um projeto de alimentação saudável na Starbucks, Beautiful Existence não deixou o clássico café de lado.

Durante todo o ano de 2013, uma americana de 40 anos residente em Seattle cumpriu um desafio: alimentar-se por 365 dias na rede Starbucks de maneira saudável.

Para compartilhar a experiência com outras pessoas, Beautiful Existence – nome escolhido por ela há dez anos e que consta na carteira de identidade – criou o blog For 1 Year of My Life (por um ano da minha vida, em português).

A ideia não é nova. Passar um ano se alimentando apenas de uma rede de fast food já foi tema até de documentário, como o "Super Size Me". O protagonista teve como meta alimentar-se por 30 dias apenas com o cardápio do McDonald's. Ele foi acompanhado por um médico.

Ao final, os resultados constataram que sua saúde foi afetada. A produção repercutiu negativamente para a rede americana de fast food.

Mas o mesmo não aconteceu no caso recente da Starbucks, que teve apoio nas redes sociais e em seu blog.

Segundo Beautiful Existence, a escolha da tarefa foi espontânea. Ela garante não ter recebido nenhum tipo de patrocínio ou incentivo financeiro para cumprir a missão. “Minhas irmãs foram baristas por quase oito anos e a companhia tem cuidado dela e dos meus sobrinhos. Investiguei mais a empresa e percebi que o desafio seria possível, graças à variedade de opções na área de Seattle”, conta Beautiful.

A americana não passou o ano apenas tomando café e comendo muffins, como alguns podem imaginar. A variedade de produtos se deve a lojas-conceito e a outras marcas da empresa, como Evolution Fresh, que oferece smoothies, saladas, ovos mexidos e outras opções; Starbucks Evenings, com um menu de aperitivos quentes e pequenos lanches; Teavana, que serve sanduíches, pães e saladas ; além de Seattle’s Best Coffee, Tazo, La Boulange e Sodo Kitchen.

Nas lojas da companhia de fast food, Beautiful Existence escolheu produtos mais leves e naturais, que a ajudaram a ter um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada. Durante 2013, ela gastou cerca de US$ 7 mil no total, sem nenhuma ajuda de custo.

A moradora de Seattle reciclou as embalagens descartáveis guardadas em casa e utilizou-nas para fazer outros objetos, como um mosaico colorido.

Sem patrocínio

A Starbucks, apesar de não ter desembolsado um centavo para pegar carona na proposta, como afirma Beautiful Existence, aproveitou para ganhar visibilidade.

Segundo a desafiante, a empresa colocou o link do post "Top 5 Ways to Be Healthy at Starbucks" (em português, 5 maneiras de ser saudável na Starbucks) nos canais de mídia da companhia.

“Eu não poderia dizer que eles me encorajaram ou endossaram o que eu fiz, mas eles postaram meu link sobre lições de saúde. Então, eu acredito que eles sentiram que o que eu escrevi naquele post foi ao menos apropriado para ser transmitido em seus canais de mídia”, afirma.

Procurada, a Starbucks diz ter aprovado a iniciativa. “Nós nos empenhamos para deixá-la a par de novas ofertas de alimentos da Starbucks ao longo do ano e tivemos um ótimo relacionamento com ela”, informou por meio de nota. 

Reflexo na marca

De acordo com Alexander Sugai, CEO e especialista em gestão de marcas da Dragon Rouge, empresa de design e inovação, há duas consequências de um movimento como o que foi feito pela desafiante da Starbucks.

Como o resultado da experiência da Beautiful Existence foi positivo, teve um impacto favorável à empresa. Mas poderia ter sido diferente se a americana tivesse, por exemplo, engordado ou enfrentado problemas de saúde.

"O experimento dela não teve um acompanhamento, não é científico, ninguém pode garantir que ela não comeu em outros lugares", pondera Sugai. "E se o resultado fosse negativo, qual seria a reação da Starbucks?", lembra.

A segunda consequência é que o futuro da marca não é ditado pela própria corporação, mas pelos consumidores. "Com pessoas em redes sociais, YouTube e uma câmera nas mãos, como é que a empresa pode ser dona do próprio futuro?", questiona.

O que cabe às companhias, segundo Sugai, é fazer tudo certo, ser transparente, vender produtos de qualidade e ter um bom relacionamento com o cliente.

Próximo desafio

Para este ano, Beautiful Existence já tem outro desafio – desta vez com patrocínio. Ela fechou uma parceria com a REI, rede americana de artigos esportivos, e a proposta é aprender pelo menos 80 esportes ao longo do ano, além de correr seis maratonas.

“Eu treino seis dias por semana, então minhas escolhas de alimentos e bebidas estão voltadas para manter o meu regime de treinos vigorosos, mas com algumas guloseimas aqui e ali”, conta.

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