8 de janeiro de 2014

Expectativa de aumento do IPI aumentou em 21,9% a venda diária de automóveis

Linha de montagem da Fiat em Betim: montadora conquistou 21,3% das vendas neste ano.

A alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) não atingiu a totalidade ainda, mas deverá pesar sobre as vendas de 2014. Em dezembro de 2013 foram vendidos 13.598 automóveis por dia, segundo os números divulgados pela Fenabrave no dia 03 de janeiro. O número é 21,94% inferior ao mês anterior.


"Esse é o principal indicativo do aumento no fluxo das vendas", aponta Alarico Assumpção Jr., presidente executivo da Fenabrave. No entanto, as vendas de automóveis e comerciais leves em dezembro foram 2,93% inferiores às apuradas no mesmo período do ano passado.

Expectativas

Para abertura de 2014, a federação lança dois cenários possíveis dada a incerteza dos próximos meses.

"O câmbio é a variável mais importante 2014, mas é improjetável porque depende de fluxo", explica Tereza Fernandez economista da MB Associados.

Em um cenário otimista, a Fenabrave espera um tímido crescimento de 0,21% nas vendas totais – incluindo motocicletas, comerciais leves, caminhões e ônibus.

"Uma inflação próxima ao teto da meta e o câmbio abaixo dos R$ 2,50 pode oferecer um cenário mais estável", lembra Teresa.

No entanto, a economista considera a possibilidade de manifestações durante os jogos, além de maior pressão da volatilidade externa. Nesse caso, foi desenhado um segundo cenário, que antevê queda de 3,6% das vendas.

"Esse será um ano atípico", afirma.

Para começar, a Copa do Mundo poderá tirar sete dias úteis do nosso calendário — isso sem falar nas eleições no final do ano. No entanto, o evento esportivo deve garantir melhoria de empregos e renda, o que pode impulsionar as vendas.

Fiat lidera


"Não fosse a redução do IPI teria sido ainda pior", lembra Assumpção, que ressalta que a comparação vem de uma base muito alta, de 2012. "O resultado não é bom, mas não é preocupante."

Para Teresa, o ritmo de crescimento das vendas até 2012 é "insustentável".

A Fiat conquistou 21,34% das vendas neste ano, alcançando a liderança. Volkswagen e GM dividem o segundo lugar com 18,64% e 18,17% respectivamente.

Motocicletas pesam sobre o resultado

No resultado do ano, o setor de motos sofreu mais que a média. A restrição de crédito derrubou as vendas em 7,44% no acumulado do ano. Foi emplacado 1,515 milhão de motocicletas ao longo de 2013. A Honda foi líder de vendas, com participação de 80% do mercado no ano, seguida pela Yamaha, com 10% das vendas.

Em dezembro, as vendas de motocicletas dispararam 15,02% frente a novembro deste ano, graças à distribuição do 13º, que acaba canalizado aos consórcios.

"Os consumidores acabam quitando os consórcios e retirando o bem", diz Assumpção.

A região Nordeste, onde o consórcio responde por mais da metade das vendas, representou por 40% dos emplacamentos de motocicletas.

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