25 de outubro de 2013

Rede americana Dunkin' Donuts planeja volta ao País com foco em café da manhã

          Ambiente da loja Dunkin´ Donuts: investimento em design e ambiente amigável.

Lembrada no Brasil por estações com opções coloridas (e calóricas) de seu antigo carro-chefe – os donuts –, a rede de franquias americana Dunkin' Donuts prepara sua volta ao Brasil após oito anos com uma estratégia de negócios aprimorada. Agora, aposta no café da manhã, e também em sanduíches e bebidas geladas.


O café, aliás, é seu ponto forte nos Estados Unidos. Em Nova York, pela manhã, é comum observar trabalhadores nas ruas levando a bebida da rede para o trabalho. 

Além de tipos diversos da bebida, tanto tradicionais como com caramelo e menta, a cadeia oferece no cardápio chás e bebidas geladas, inclusive frozens . Na parte de confeitaria (bagels, donuts e muffins) e sanduíches, a empresa tem uma linha mais light, com redução de 25% de calorias.
                    Café latte: rede tem opções quentes e geladas, chá e bebidas frozen.

Ao investir mais no design das lojas e na escolha de pontos, o conceito da marca é ter um ambiente "amigável", com atendimento rápido.

Como consequência, terá como principal concorrente a americana Starbuck's, além de padarias e redes de fast food que oferecem café da manhã.

Para consultores, este é um momento propício para apostar no conceito de cafeteria no País.

No segundo trimestre deste ano, as vendas da Dunkin' Donuts mantiveram crescimento de 4% nos Estados Unidos, igual ao mesmo período do ano passado. Porém, caíram 1,7% no exterior, puxadas pela joint venture na Espanha.

No mesmo período, o lucro da operação internacional caiu 17,9%, impactado por maiores investimentos e pela crise global.

Passado

A rede faz questão de ressaltar que está mais seletiva na escolha de parceiros.

A Dunkin´ Donuts encerrou sua operação no Brasil em 2005, após 20 anos de atuação no País, por conflitos com o antigo master franqueado, dizem fontes do mercado.

Para o consultor Marcelo Cherto, os executivos americanos não souberam entender as diferenças culturais existentes entre Estados Unidos e Brasil, que, na época, não era considerado um mercado prioritário.

Isso acabou tendo impacto negativo na antiga operação. "Nos Estados Unidos, o donut é uma tradição, um item de café da manhã e um produto quase essencial e uma loja Dunkin' Donuts é um "destino". No Brasil, é um docinho, um snack, parente do sonho de padaria e seu consumo se dá puramente por impulso", diz.

Candidatos

Para retornar ao País, a empresa busca franqueados com capital para investir, conhecimento do mercado e cases de sucesso no ramo de restaurantes.

O plano inclui desenvolver entre 20 e 25 restaurantes nas regiões metropolitanas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A rede aponta que tem formato de restaurante, para lojas de conveniência de postos de gasolina, universidades, entre outros.

A volta ao Brasil reforça a presença da marca na América Latina, hoje foco para o crescimento da rede por registrar crescimento superior ao de mercados consolidados.

A Dunkin’ Donuts tem mais de 300 restaurantes na América Latina e Caribe, em países como Chile, Colômbia e Peru. No total, são 10,5 mil estabelecimentos em 31 países.

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